Como a Microsemiótica Irídea atua no controle da ansiedade

A ansiedade é um fator que sempre esteve presente na sociedade, porém vem se tornando mais expressiva nas últimas décadas. Ela atinge qualquer idade e classe social, podemos ver crianças desenvolvendo o transtorno da ansiedade em sua fase escolar, como também jovens e adultos em seus ambientes familiar e profissional.

É entendida como um estado emocional percebido conscientemente que gera sensações subjetivas que se manifestam no organismo. Podemos incluir a preocupação, inquietação e apreensão, que podem surgir sem que a presença de uma ameaça real seja identificada, podendo parecer aos demais como desproporcional à intensidade da emoção.

É um sentimento que estimula o indivíduo a entrar em ação. Porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações. Dessa maneira, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade. Existe uma ansiedade saudável, que nos motiva, nos inspira a lidar com as tarefas do dia-a-dia, que gera energia e potência para sermos os protagonistas da nossa vida.

A ansiedade se torna doentia quando compromete a capacidade de resposta e o autocontrole, promovendo a intolerância e gerando sintomas psicossomáticos. A nível emocional estes sintomas são: tensão psíquica, stress, aflição, irritabilidade, insônia e nervosismo. E a nível físico: aumento da pressão sanguínea, má digestão, sensação de azia, queimação estomacal, aumento da glicose (resistência insulínica), aumento dos batimentos cardíacos, entre outros.

O terapeuta em Microsemiótica Irídea trabalha com as doenças funcionais, ou seja, a percepção de como está se sentindo. Por meio da análise da íris, a ansiedade pode ser demonstrada pelos Anéis de Tensão, pela BSNA com ângulo de fuchs baixo, pela constituição e OPI. Desta forma, além de orientar na mudança de hábitos de vida e indicar os melhores alimentos de acordo com a constituição da íris, o terapeuta pode indicar, também, a terapia Flor de Íris. O Calm atua nos sintomas físicos da ansiedade e o Proteção e Equilíbrio, na causa da ansiedade, para dar coragem, para enfrentar os medos e proteger-se do ambiente externo.

Compartilhar

Top